sexta-feira, abril 29, 2005

SCP 2 - 1 AZ. É preciso mais!


Foi um Sporting extremamente desinspirado aquele que ontem à noite defrontou o AZ. Aliás, durante os primeiros sessenta minutos o jogo parecia uma cópia do que se passou frente à Académica e Beira-Mar. Custódio foi a surpresa no onze inicial, jogando de início em detrimento de João Moutinho. Sem ninguém que pensasse o jogo e apenas com um homem a jogar em velocidade, Douala, os "leões" praticavam o chamado "futebol estéril", com boa circulação de bola, mas sem progressão.
Os holandeses chegaram à vantagem aos 36 minutos num lance de contra-ataque muito rápido. Valeu ao Sporting ter conseguido empatar logo de seguida, antes que um nervosismo ainda maior se apoderasse dos jogadores.
No segundo tempo, vendo que a equipa necessitava de velocidade, Peseiro colocou João Moutinho... na esquerda! Felizmente, passados 15 minutos, o treinador leonino decidiu (finalmente) corrigir o(s) erro(s) que cometera: fez sair um médio mais recuado, colocou o "puto" no meio e encostou Hugo Viana à esquerda. A partir daí sim, o Sporting começou a conseguir explanar o seu futebol. Com a entrada de Pinilla a equipa de Alvalade ganhou a velocidade que lhe faltava e os lances de perigo começaram a aparecer.
O almejado golo haveria de surgir, sossegando os nossos corações, apenas a 10 minutos do fim, num "coelho" que o mal-amado "Pinigol" tirou da cartola. Um golaço de fazer levantar o estádio.
Com este triunfo, o Sporting parte para a Holanda com uma magra vantagem, mas que ainda assim obrigará o AZ a ir em busca da vitória, praticando um futebol ofensivo que não se viu em Alvalade e que poderá ser benéfico ao sistema de jogo leonino. Esperemos que a nossa equipa rubrique uma boa exibição na próxima semana, de forma a que o sonho que persiste na mente de todos nós não se desvaneça.

Notas:

  1. A "estratégia" de deixar Moutinho no banco terá sido com a intenção de poupar esforços para os jogos que se avizinham. Segundo o que disse Peseiro, Barbosa, Rochemback e Rogério não estavam no seu melhor e, como tal, jogaram de início (!?), ficando J. Moutinho, que está em perfeitas condições físicas, no banco, para actuar como arma secreta (!?). Como é possível ser-se ingénuo a este ponto? Desta forma o Sporting deu 60 minutos de avanço ao adversário, antes de pôr em campo os jogadores mais aptos!
  2. Maurício Pinilla brilhou aos olhos da Europa do futebol. Ele que foi tão duramente criticado ao longo de toda a época e que, inclusivamente, na semana passada, estava de "malas aviadas" de regresso ao Chile.
  3. Atenção ao AZ! A segunda-mão vai ser um jogo extremamente díficil. Os holandeses deram uma autêntica lição de como jogar sem bola, mas do pouco que se viu relativamente a futebol ofensivo, mostraram boa troca de bola e capacidade de construir lances ofensivos de qualidade. Aliás, podiam mesmo ter empatado o jogo...

terça-feira, abril 26, 2005

Modalidades: resumo do fds

No passado sábado, a equipa de hóquei do Sporting deslocou-se a Paço d’Arcos e bateu a formação local por 2-6. Uma vez resolvidas as questões relacionadas com o comando técnico da equipa, os “leões” reencontraram-se com as boas exibições e venceram os líderes da poule B, graças a uma excelente exibição de António Ramalho (5 golos).
Relativamente ao futsal, os “verde e brancos” defrontaram o SL Olivais no Pavilhão do Casal Vistoso e seguraram o segundo lugar do campeonato. A equipa de Alvalade chegou a estar em desvantagem, mas soube tomar conta do jogo e inverter o marcador. 2-4 foi o resultado final. A duas jornadas do fim o Sporting está a apenas um ponto do líder, o Benfica. Na próxima jornada recebe o Modicus, em jogo a disputar sábado às 16h00.

segunda-feira, abril 25, 2005

Sporting: "Campeão do pirolito"


Naquela altura (47/48) o campeonato iniciava-se em Setembro. Na jornada inaugural os “leões” deslocaram-se à Tapadinha para defrontar o Atlético, tendo vencido por 1-4. Era o início de uma caminhada triunfante até ao título. No final da primeira volta, depois da derrota no Lumiar por 3-1 frente ao Benfica e do desaire frente ao Porto (4-1), o Sporting seguia em segundo lugar, atrás do Belenenses.
Na 21ª jornada Sporting e Belenenses defrontaram-se numa partida electrizante que havia de terminar empatada a quatro bolas, dando ao Benfica a possibilidade de se isolar na liderança.
Em Maio o campeonato estava ao rubro. O Sporting necessitava de vencer os eternos rivais por mais de dois golos de diferença. Nessa altura o homem que comandava os “leões” era Cândido Oliveira, um acérrimo defensor da causa benfiquista. Vendo a sua competência e dignidade postas em causa pelos dirigentes leoninos da altura, o treinador do Sporting prometeu “vingança” no lugar certo e…cumpriu! Naquela tarde, no Campo Grande, a magia de Peyroteu soltou-se a tempo (algumas horas depois o jogador sofreu um ataque de reumatismo) e o “violino” sportinguista tocou uma melodia de encantar, marcando 4 golos. Resultado final: 4-1.
Após o jogo, Cândido demitiu-se. Mas, sensibilizado pelo pedido de desculpa dos líderes leoninos, acabou por voltar atrás.
Foi assim que o “dentista de Gandhi”, como orgulhosamente contava, comandou os destinos do Sporting até à jornada final, onde se sagrou campeão com os mesmos 41 pontos do Benfica. Aquele golo “a mais” valeu o título e, por isso, se chamou ao Sporting o “campeão do pirolito”.

Memórias

Numa altura em que o Sporting se encontra a meio caminho entre o “céu” e o “inferno” e, em que se pede aos nossos atletas que dêem tudo pelo emblema que orgulhosamente (?) envergam, resolvemos tirar um momento para reflectir. Iniciamos hoje uma rubrica que pretende fazer recordar a todos os adeptos leoninos os momentos e personagens mais marcantes da história do clube. Queremos voltar atrás, ao tempo em que éramos garotos e íamos ao café com os nossos pais e avós, ali ficando horas infindas, de olhos arregalados, a escutá-los enquanto lembravam as proezas do Travassos, do Livramento e do Carlos Lopes. Memórias do tempo em que brincávamos aos “penaltys” com duas pedras a fazer de baliza e escolhíamos o nome do nosso jogador preferido antes de ocupar o lugar no “terreno de jogo”.
Temos uma história recheada de atletas que suaram a camisola até ao limite e dignificaram o leão que teimosamente lhes sobressaía no peito. Eles sim, são o verdadeiro Sporting, aqueles que ajudaram a tornar o sonho do velho Visconde realidade. Porque o Sporting é, de facto, um grande clube e não um “clube grande”!
Assim, para todos aqueles que ainda não conhecem, para aqueles que às vezes se esquecem e para todos os que querem recordar, aqui iremos deixando “retratos” da vida do clube que todos amamos. Para ler, reler e educar, compartilhando. Porque ser “grande” está na alma de cada um de nós…

domingo, abril 24, 2005

Fobia de liderar! SCP 0 – AAC 0


Mais uma vez não ganhámos em casa. Mais uma vez podíamos ter garantido três pontos fáceis. Mais uma vez tínhamos equipa para isso. E, mais uma vez, não o fizemos! É certo que a impaciência do público não ajudou, mas isso não serve de atenuante. O Sporting poderia e deveria ter ganho!
A Académica surgiu muito “
encolhida” no terreno, preenchendo bem os espaços de um meio-campo, onde o Sporting nunca conseguiu penetrar. À semelhança do que aconteceu com o Beira-Mar, Rochemback jogou demasiado atrás, preocupando-se mais em defender do que propriamente em “armar” o futebol leonino. Na primeira parte, o Sporting usou e abusou do passe comprido e, o facto de Liedson e Niculae se posicionarem longe um do outro, não só facilitava a marcação da excelente dupla de centrais da briosa, como não deixava espaço para a penetração dos alas. Apesar da posse de bola, o futebol dos “leões” era pouco objectivo.
No segundo tempo, o Sporting atacou de forma mais consistente e chegou a criar boas oportunidades para concretizar. Só que desta vez a sorte não esteve do nosso lado e a bola não entrou mesmo! Será que durante o jogo com o Beira-Mar ninguém tirou notas acerca dos erros a não repetir em jogos posteriores com adversários similares? Será que a euforia da Taça UEFA começa a toldar a razão na cabecinha dos jogadores? A rever…

terça-feira, abril 19, 2005

Moreirense 1 - Sporting 3

Num jogo bastante equilibrado, sobretudo na primeira parte, o Sporting adiantou-se no marcador aos 32 minutos, após a equipa da casa ter desperdiçado algumas oportunidades de golo.
Ao intervalo, com a saída de Doula, o Sporting perdeu o jogador que aparecia nos espaços vazios e, com isso a equipa ressentiu-se em termos de progressão no relvado. As dificuldades evidenciadas pela equipa de Alvalade foram aproveitadas pelo Moreirense que num lance (chamemos-lhe…) fortuito chegou ao empate. Os “leões” reagiram e quatro minutos depois, Sá Pinto, na recarga a um remate do grande “puto” Moutinho, marcou o segundo golo. A tranquilidade haveria de chegar uns minutos mais tarde com o golo do inevitável Liedson. 3-1. Missão cumprida!
No próximo sábado às 21h00 a nossa equipa tem um “exame” frente à Académica de Coimbra, que luta avidamente pela permanência e não perde há nove jornadas. O Sporting disponibiliza bilhetes mais baratos para estudantes por isso não existem desculpas para ficar em casa.

Taça de Lisboa

Na Taça de Lisboa o Sporting venceu os troféus Alexandre Yokochi e Orlando Duarte, respectivamente em natação e futsal. Na natação, o Sporting conquistou 152 pontos, tendo o Belenenses terminado as provas com 112 pontos. Em terceiro lugar ficou a equipa da Luz. Já no futsal a nossa equipa conseguiu um triunfo por duas bolas a zero frente ao Beleneneses e, depois derrotou facilmente uma equipa benfiquista muito desfalcada por 5-1. As restantes provas disputar-se-ão até ao próximo dia 30, sendo que o destaque vai para o andebol, competição a realizar na próxima quinta-feira no pavilhão da Luz.
Nota: Na divisão de elite o Sporting deu um passo decisivo para terminar a 1ª fase do campeonato em primeiro lugar, ao derrotar o Sp. da Horta, segundo classificado, por 41-29. O jogo referente à 32ª jornada foi disputado no dia 6 deste mês tendo os "leões" batido o FC Maia por 16-43.

domingo, abril 17, 2005

Modalidades aquecem fim de semana


O Sporting defrontou e venceu ontem à noite a Fundação J. Antunes por 5-3. A equipa de Alvalade entrou mal no jogo e o adversário aproveitou para se adiantar no marcador, chegando aos 0-2. Contudo, os “leões” conseguiram virar o resultado e conquistar os três pontos, o que lhes permite ficar provisoriamente na liderança do campeonato de futsal. No próximo sábado, às 15h00, a nossa equipa joga frente ao SL Olivais.
No hóquei, após toda a polémica envolvendo Miguel Bento, o Sporting recebeu o Portossantense e perdeu por 3-6, em jogo referente à 2ª jornada da poule B.
Amanhã a equipa de andebol recebe o Sp. da Horta no pavilhão do Casal Vistoso às 15h30, em jogo a contar para a Divisão de Elite.
Para além dos campeonatos nacionais das respectivas modalidades destacam-se também este fim-de-semana as provas integradas na Taça de Lisboa. Amanhã o destaque vai para o futsal, sendo que o Sporting joga às 19h30 com a equipa anfitriã, o Belenenses e, às 20h30 com o Benfica. O calendário das restantes provas está disponível no site oficial do Sporting (www.sporting.pt).

sexta-feira, abril 15, 2005

“Fabulástico!" SCP 4 – NUFC -1



O Sporting derrotou ontem à noite o Newcastle em Alvalade numa exibição que tão cedo não sairá da memória dos afortunados que lá estiveram. Com um empenho e uma garra notáveis, a nossa equipa lutou incansavelmente e acabou por bater claramente os ingleses, que ainda estiveram em vantagem com um golo aos 20 minutos. Nessa altura a descrença apoderou-se de muitos de nós e estendeu-se momentaneamente ao relvado, tendo mesmo o Newcastle a hipótese de matar o jogo. Com o golo de Niculae, o Sporting embalou para uma vitória expressiva e justa, demonstrando um querer e motivação inabaláveis. Uma exibição de gala para toda a Europa ver!
A primeira-mão das meias-finais joga-se no próximo dia 28 de Abril frente ao AZ Alkmaar (www.az.nl). Atenção a esta equipa holandesa que já foi campeã do seu país e, em 1981, esteve na final da Taça UEFA, tendo na altura perdido para o Ipswich. Com humildade chegaremos a… Lisboa!

quinta-feira, abril 14, 2005

Acabem com o futebol!

A notícia de que os nossos caríssimos rivais vão defrontar o Estoril no Estádio do Algarve é escandalosa! Mais condenáveis ainda são as declarações do Sr. António Figueiredo quando afirma que “paralelamente ao interesse financeiro do Estoril, (…) boa parte da massa de adeptos no Benfica no Algarve ainda não conseguiu ver a equipa ao vivo. Vão ter essa oportunidade no dia 24”. Tamanha consideração pelos adeptos encarnados seria de estranhar, não fora este senhor um lampião confesso! Pondo de parte o facto de o Benfica ser o principal beneficiado desta situação, é de perguntar onde está o respeito pelos adeptos e sócios do Estoril? Numa altura em que o clube luta aflitivamente pela permanência, em vez de jogar no SEU campo (no seu campo pequenino... como fez contra porto e Sporting) é "obrigado" a deslocar-se até ao Algarve, forçando os adeptos a percorrerem 800km para apoiar a sua equipa. Como se não bastassem já os jogos fora!! O futebol é mesmo um negócio e o pior é que os “senhores da bola” continuam a pulular por aí, conseguindo sempre levar os seus interesses avante, situação verificada invariavelmente à custa dos adeptos, que por amor ao clube se sujeitam a estas e muitas outras desconsiderações. São estes os mesmos adeptos que percorrem o país para assistir ao vivo aos desafios da sua equipa, ao frio, à chuva e ao vento, apoiando sempre. Os mesmos que na maioria das vezes nem a um “obrigado” têm direito. Quantas vezes mais situações destas se irão repetir? Respeitem os adeptos! Acabem com o futebol!

quarta-feira, abril 13, 2005

Fotos disponíveis on-line

Já estão disponíveis on-line algumas fotos da Brigada tiradas esta época, desde a nossa estreia no jogo Vitória FC - Sporting. Para visualizá-las basta carregar no ícone do "Photo Album".

segunda-feira, abril 11, 2005

Estrelinha de... CAMPEÃO (?)



Foi um Sporting pobre aquele que ontem derrotou o Beira-Mar em Alvalade,por 1-0. Não fora o “Levezinho” e mais uma vez a nossa equipa iria desaproveitar os brindes dos adversários mais directos. O Sporting entrou bem no jogo, apostando na velocidade e criou uma excelente oportunidade com Mota a atirar ao poste. Mas, a partir daí, embora tivesse a posse de bola, o Sporting desacelerou e não se conseguia libertar do "colete de forças" imposto pela equipa de Aveiro, que apesar de tudo controlava o meio-campo e, de vez em quando, saía em perigosos contra-ataques, como aquele do McPhee… O problema do Sporting neste jogo foi que se esqueceu que tão importante como trocar a bola é fazê-lo com rapidez e, ontem, com um Rochemback desinspirado e demasiado recuado, o futebol leonino foi por demais previsível. Com o passar do tempo a ansiedade ia tomando conta dos “leões” e sucediam-se os passes errados, sobretudo na zona intermediária. Valeu-nos, mais uma vez, Liedson, que a 5 minutos do fim pôs em delírio o sofredor público de Alvalade e acendeu de novo a esperança do título. É possível!! Mas para tal, o Sporting tem de jogar melhor, com mais garra ainda! Claro que agora, para aquecer mais os ânimos, nada seria melhor do que a passagem às meias finais da Taça UEFA. Quinta-feira, às 20H15: Sporting – Newcastle. TODOS A ALVALADE!

Modalidades: resumo do fim de semana

O Sporting bateu o Freixieiro em jogo a contar para a 22ª jornada do Campeonato Nacional de Futsal. A partida foi bastante disputada na primeira parte, sendo que na segunda metade a equipa leonina desequilibrou e arrancou para uma vitória por expressivos 5-10. Com este resultado, o Sporting fica a apenas um ponto de distância do 1º lugar, ocupado pelos rivais da segunda circular.
Relativamente ao hóquei em patins, o Sporting empatou a três bolas com o Ac. Cambra. Lembre-se que os “leões” estão a disputar a poule B do Campeonato Nacional. Após a 1ª jornada a equipa verde e branca está na quarta posição com 16 pontos, os mesmos que o Paço d’Arcos e, a 5 pontos do líder Portossantense.
Finalmente, no andebol, o Sporting desenvencilhou-se facilmente do VG Vidigueira, cilindrando a equipa local por 25-42. A nossa equipa segue assim isolada no comando da Divisão de Elite e, no próximo fim-de-semana recebe o segundo classificado, o Sporting da Horta.

sábado, abril 09, 2005

Newcastle 1 - Sporting 0



O Sporting saiu ontem derrotado de St. James Park. Apesar da exibição regular, a nossa equipa sofreu um golo logo na primeira parte, na sequência de uma falta duvidosa. O empate teria sido o resultado mais justo e o Sporting teve mesmo as oportunidades para marcar, mas a verdade é que o golo não aconteceu. No entanto, para a segunda mão, a confiança e a fé reinam em Alvalade, até porque pelo que se viu em campo, o Newcastle não é um adversário inacessível à nossa equipa. Infelizmente não vamos poder contar com Liedson, que viu o cartão amarelo e está assim impedido de jogar na próxima quinta-feira. Terá de ser outro a resolver! O jogo dos quartos de final realiza-se às 20h15, mas antes o Sporting recebe o Beira-Mar, no domingo, às 21h15. Esperamos que a equipa de Aveiro não repita as gracinhas do Dragão e da Luz.
Entre as outras partidas da Taça UEFA interessará ao Sporting o desfecho do confronto entre o Villareal e o AZ Alkmaar, sendo que na 1ª mão a equipa holandesa triunfou em Espanha por 2-1.
Notícia ainda é a punição aplicada pela UEFA ao Feyenoord na sequência do comportamento dos seus adeptos no jogo contra o Sporting. Lembre-se que na altura o jogo esteve interrompido durante cerca de 15 minutos após os adeptos daquele clube terem arremessado objectos para o relvado. Assim, a próxima partida a contar para as competições da UEFA, no De Kuip, será jogada à porta fechada. O Feyenoord já recorreu desta decisão.

domingo, abril 03, 2005

Cachecol da Brigada

Está disponível o primeiro material da Brigada.
Cachecol: 8 EUR (preço único)
Mais info: brigadasporting@portugalmail.pt

Nós ''tifamos'' à mão !



Começa-se por decidir qual o desenho e definir etapas. Depois faz-se o molde em papel, ou em acetato, caso se disponha de retroprojector. Em seguida vem a arte de passar para o pano, ponto-a-ponto, traço-a-traço, até começarem a surgir formas mais ou menos semelhantes ao desenho inicial. Enquanto uns põem a fita cola outros agarram-se aos lápis e começam a surgir os primeiros contornos. Depois do desenho estar no pano chega a hora de aprumar o que não passou fielmente do papel. Lápis e borracha na mão para tentar diminuir os erros do passo anterior e aperfeiçoar o desenho. Depois… tintas! Escolher bem as cores e o tipo de tinta, prepará-la, juntar mais ou menos água, e começar a pintar. No meio de risada e salpicos faz-se uma pausa, conversa-se, vive-se e convive-se. A vida também não é só bola. Recomeçam-se as pinturas. O drama surge invariavelmente sempre que cai uma gota de tinta onde não era suposto. É literalmente borrar a pintura, mas faz parte da coisa. Estandarte que não tem um pingo de tinta perdido algures onde não era suposto, nem é estandarte! Sempre com muito cuidado, deixa-se secar do lado esquerdo, para se poder ir pintar do lado direito sem ficar com a tinta colada à roupa. Para os “cantinhos” de bonecos e letras vira-se o pincel ao contrário e pinta-se com o cabo, que é fininho e, dá melhor resultado, mais perfeição.
No final, cansados e cheios de tinta, olhamos para a “obra prima” cheios de orgulho e contentamento. A nós parece-nos sempre mais belo do que na realidade é, tal como uma mãe orgulhosa dos seus filhos. Só queremos que chegue domingo, para o podermos ver lá no alto, no meio da curva, a brilhar com o reflexo da luz enquanto puxamos pela nossa equipa. Só falta mesmo coser, comprar os tubos e levá-lo para onde ele pertence: para a CURVA. Não existem máquinas ou comodismo que paguem este sentimento. Nós tifamos à mão!