domingo, novembro 23, 2008

DIREITO DE RESPOSTA


Visto este ser um espaço onde se pratica o direito de resposta, passa a transcrever-se a resposta do Sr. Luis Ribeiro ao email enviado referente ao artigo de opinião "O triunfo dos porcos":

"X",

Por favor, leia o artigo com mais cuidado. E, sobretudo, leia-o racionalmente. Analisar o que quer que seja apenas com as emoções enevoa a razão.

Antes de mais, não se sinta insultado por aquilo que escrevi apenas porque pertence a uma claque. Eu próprio já pertenci a uma. Aliás, essa é uma das razões por que tenho a convicção de ter escrito o que escrevi com conhecimento de causa. As outras razões são profissionais: já fiz várias reportagens no meio de claques de futebol.

Não quero perder tempo com os insultos que me dirige. Percebo que foram escritos a quente.

Mas vamos aos factos: até a polícia decidir levar a sério os ataques selváticos nas estações de serviço que ficavam no caminho das claques até aos estádios, e passar a enviar autênticos batalhões de agentes para acompanhar os autocarros, os roubos e vandalismos nas bombas eram indescritíveis. Dê-se ao trabalho de falar com os funcionários das estações da A1, por exemplo, quando por lá passar. De certeza que lhe vão contar histórias interessantes.

Nunca digo que a maioria trafica drogas. Ou que a maioria anda a brincar ao Clube de Combate. Ou que a maioria é ralé, escumalha ou o cancro do futebol. Não me baseei em estereótipos, baseei-me nas dezenas de notícias que li sobre crimes e vandalismos associados a claques. Baseei-me no que vejo quando vou a um estádio de futebol.

O início do texto, onde estão os tais insultos gratuitos, dizem respeito a um livro de um dos nossos maiores escritores, o Mário de Carvalho. É uma cena epicamente descrita, que funciona aqui como arranque do meu artigo. Isso está muito explícito: o que ali está é como Mário de Carvalho descreve uma claque. A minha descrição, que se segue a esta, diz o seguinte: «O Ambiente tenso à chegada das claques, os insultos metralhados pela massa ululante, as ameaças a quem tem um cachecol de outra cor, o omnipresente sentimento de insegurança que leva os pais a agarrar as mãos dos filhos com mais força e a interrogar-se sobre se terá sido boa ideia levá-los à selva.» Com honestidade, consegue desmentir-me que isto não acontece permanentemente? Conheço muitos pais que deixaram de levar os filhos ao futebol por causa disto, sabe… Mais à frente, digo que estes grupos estão «conotados» com uma educação rasteira, racismo, violência, etc. Não digo que têm uma educação rasteira, que todos são racistas ou violentos.

Caro "X": é verdade que eu comparo os assaltos a estações de serviço por parte de grandes grupos de claques com a cobardia das hienas. É verdade que explico os episódios de violência com «macaco vê, macaco faz». Não generalizo. Pelo contrário, alerto contra as generalizações. Apenas chamo cobarde a quem comete crimes daquela maneira, abrigado pelo facto de estar no meio de uma multidão. Não às claques como um todo. Não se sinta atingido por algo que não lhe estava dirigido. Mas não negue a realidade.

Só mais uma coisa: aconselho-o a ler o livro «Diário de um Skin», escrito pelo jornalista espanhol António Salas, que esteve infiltrado durante um ano em grupos neonazis espanhóis. Os ultras de que fala tantas vezes são descritos pelo jornalista como locais privilegiados para disseminar propaganda e angariar novos membros para a «causa». Durante os últimos anos, nunca viu parafernália nazi a ser agitada nas bancadas?

Lamento que tenha interpretado o texto da forma que o fez. Não era minha intenção insultar quem vai ao estádio apoiar a sua equipa. É isso mesmo que eu faço – apoiar a minha equipa – quando vou ao futebol. Era isso que fazia quando pertencia a uma claque. E não pensei em mim quando usei as palavras que usei. Nem em si. Pensei nos que vão aos estádios não para fazer isso, mas para fazer outras coisas. Para quem o futebol não é um fim, é um meio.

Com os melhores cumprimentos,

Luís Ribeiro"


Não vou enviar mais e-mails a este senhor. A minha posição está bem explícita no email que enviei e pela resposta dada parece-me ter sido bem(?) interpretada. Ressalvo, contudo, os seguintes factos:

1- Não insultei ninguém. Limitei-me a responder ao mesmo nível de um artigo foi escrito numa das revistas com maior tiragem nacional.


2- Já tive diversas conversas com funcionários de estações de serviço da A1, da A3, da A4, da A8 e de outras A's. Estas conversas tiveram lugar enquanto assinava o livro de reclamações do mesmo estabelecimento, evocando o tratamento discriminatório de que era vítima, devido ao facto de as lojas das bombas de gasolina encerrarem aquando da passagem de claques, não me permitindo comprar alimentos, água ou tabaco.


3- As palavras do ínicio do texto não são do autor do artigo, mas são transcritas por ele, servindo de mote a outras tantas da sua autoria, sendo que o tom que perpassa todo o artigo é claramente reprovador para com os grupos organizados de adeptos, tendo uma intenção clara de denegrir ainda mais a sua imagem. Não nos iludamos com análises semânticas e gramaticais. A intenção com que é escrito é bem clara: exterminar as claques!

Por aqui me fico.

"X"