domingo, setembro 11, 2005

SPORTING 2 - benfica 1

O Sporting levou ontem de vencida o Benfica por 2-1. Numa partida em que os “leões” tiveram quase sempre a supremacia do jogo, coube mais uma vez a Liedson resolver, marcando um golo fantástico a 15 minutos do fim.
A vitória do Sporting é justa e indiscutível e funcionará decerto como aspecto moralizador em vésperas de confronto europeu, exorcizando de certo modo, algum fantasma italiano que ainda pairasse no ar.
À terceira jornada, a equipa de Alvalade soma 9 pontos, e está no pelotão dos que comandam a Liga.
Este derby fica marcado também pelos confrontos que ocorreram fora e dentro do estádio.
A chegada das claques benfiquistas a Telheiras foi alegremente saudada pelos sportinguistas, tendo os adeptos de ambos os clubes se envolvido em confrontos mais ou menos directos, até à chegada dos restantes elementos policiais. Nessa altura, para dispersar a multidão, os senhores agentes da autoridade lembraram-se de disparar balas de borracha a torto e a direito, acertando em tudo o que mexesse e ferindo algumas pessoas. Os adeptos ripostaram com pedras tendo causado estragos em algumas viaturas.
Já dentro do estádio e no decorrer da partida se assistiram a mais cenas tristes, desta vez na bancada onde estavam os adeptos visitantes.
Mais uma vez se pede uma pausa para reflexão. Para quando a criação de uma força policial especializada para estes cenários?
É totalmente inadmissível que a polícia se diga apanhada de surpresa com a situação, especialmente tratando-se do derby que mais rivalidade acende. Perguntamo-nos a quem atribuir responsabilidades caso uma bala de borracha acidentalmente acerte em alguém tendo consequências mais gravosas, como cegueira parcial ou permanente? Será que é para isto que serve a tal Lei 16/2004?
A rever…