terça-feira, setembro 27, 2005

SPORTING 1 - Vitória 0

Antes do confronto europeu de quinta-feira, cabia ao Sporting a sempre espinhosa tarefa de vencer o Vitória de Setúbal.
O Sporting entrou bem no jogo, com uma atitude pressionante, que valeu alguns calafrios à defesa sadina.
A partir dos 20 minutos os "leões" viram a sua tarefa facilidata com a expulsão (mal) de Moretto. Na marcação do penalty, Liedson atirou fraquinho para as mãos de Marco Tábuas, e a partir daí desapareceu do jogo, pelo menos até à altura em que se lembrou de praguejar na substituição, esquecendo o que se calhar nunca aprendeu: acima de tudo - Sporting!
O Sporting conseguiu o único golo da partida ainda durante o primeiro tempo, aos 35' por intermédio de Deivid, numa altura em que muitos espectadores já faziam uso do assobio e de outros "elogios". Uma nota para isto: os adeptos devem sempre servir os interesses do seu clube. Como tal, devem APOIAR a equipa SEMPRE, incentivando-a e empurrando-a para a vitória. Têm também a obrigação, é claro, de dar pequenos "puxões de orelhas" quando assim é necessário. timmings certos para tudo! Agora, a grande questão é mesmo, que benefícios trará ao clube e à sua equipa de futebol, uma chuva de assobios aos 25 minutos de jogo da primeira parte?
Na segunda metade, a equipa de Alvalade foi uma sombra (bem negra) daquilo que pode realmente ser. Passes errados, futebol pouco objectivo, pouco aproveitamento dos espaços, um cansaço inexplicável, etc...
Para a história ficam mesmo os três pontos, que permitem ao Sporting ascender ao 2º lugar da Liga de Futebol. No próximo domingo, o Sporting joga em Paços de Ferreira às 21h30 (óptima hora para quem pretende deslocar-se até à capital do móvel, acrecentando-se a isto o convidativo preço dos bilhetes).
Antes, já na 5ª feira, o Sporting recebe o Halmstads, da Suécia. Caso passem a eliminatória os verde-e-brancos entram na fase de grupos da Taça UEFA. O jogo disputa-se às 21h15. Comparece e não assobies antes de tempo!

terça-feira, setembro 20, 2005

Nacional 2 - Sporting 1

O Sporting saiu hoje derrotado da Choupana.
A primeira parte foi bastante equilibrada, sendo que o domínio de jogo foi repartido pelas duas equipas. Aos de Alvalade pareceu faltar imaginação e objectividade de jogo, sendo as "arrancadas" de Douala os únicos motivos de interesse num marasmo de jogo invariavelmente afunilado.
No início do segundo tempo, Deivid, talvez o melhor em campo do lado dos "leões", marcou um GOLÃO! A partir desse momento o Nacional foi conseguindo encostar o Sporting cada vez mais à sua área, sendo que se adivinhava o golo dos madeirenses.
Para tentar contrariar a tendência atacante, Peseiro fez entrar os dois ex-bracarenses, sendo que o único que se destacou foi João Alves.
O golo acabou mesmo por surgir aos 63 minutos, num cabeceamento de Goulart a aproveitar uma falha de Luís Loureiro. Para infortúnio da nação sportinguista, o Nacional pareceu ser uma equipa mais confiante e lutadora e, numa altura em que o Sporting tentava responder, a equipa da Madeira chegou ao 2-1.
Assim, o Sporting continua sem vencer na Choupana e marca passo na Liga, perdendo a hipótese de se isolar na liderança.
Domingo há mais: SPORTING - Vitória FC, às 20h30. COMPAREÇAM!

sexta-feira, setembro 16, 2005

Hamstads 1 - Sporting 2

O Sporting venceu o Halmstads por 1-2 e está com “pé e meio” na fase de grupos da Taça UEFA.
O jogo foi fácil para os “leões”, que entraram dispostos a “arrumar” o assunto, tendo enviado duas bolas à trave nos primeiros minutos. Com o avançar da partida os suecos parecem ter acertado as marcações e conseguiu mesmo chegar à vantagem aos 41m, por intermédio de Thorvaldsson (G.P.)
Felizmente, o Sporting reagiu bem à desvantagem e chegou ao golo dois minutos depois, através de um remate oportuno de Wender.
A segunda parte começou praticamente com o golo do Sporting. Os restantes 45m foram o espelho da luta da equipa sueca, que mostrou sempre dignidade, mas foi impotente para travar a melhor qualidade do futebol leonino.
Dentro de quinze dias a segunda mão terá lugar no estádio de Alvalade, dia 29, às 21h15. Para já segue-se o Nacional da Madeira, segunda-feira, também Às 21h15.

domingo, setembro 11, 2005

SPORTING 2 - benfica 1

O Sporting levou ontem de vencida o Benfica por 2-1. Numa partida em que os “leões” tiveram quase sempre a supremacia do jogo, coube mais uma vez a Liedson resolver, marcando um golo fantástico a 15 minutos do fim.
A vitória do Sporting é justa e indiscutível e funcionará decerto como aspecto moralizador em vésperas de confronto europeu, exorcizando de certo modo, algum fantasma italiano que ainda pairasse no ar.
À terceira jornada, a equipa de Alvalade soma 9 pontos, e está no pelotão dos que comandam a Liga.
Este derby fica marcado também pelos confrontos que ocorreram fora e dentro do estádio.
A chegada das claques benfiquistas a Telheiras foi alegremente saudada pelos sportinguistas, tendo os adeptos de ambos os clubes se envolvido em confrontos mais ou menos directos, até à chegada dos restantes elementos policiais. Nessa altura, para dispersar a multidão, os senhores agentes da autoridade lembraram-se de disparar balas de borracha a torto e a direito, acertando em tudo o que mexesse e ferindo algumas pessoas. Os adeptos ripostaram com pedras tendo causado estragos em algumas viaturas.
Já dentro do estádio e no decorrer da partida se assistiram a mais cenas tristes, desta vez na bancada onde estavam os adeptos visitantes.
Mais uma vez se pede uma pausa para reflexão. Para quando a criação de uma força policial especializada para estes cenários?
É totalmente inadmissível que a polícia se diga apanhada de surpresa com a situação, especialmente tratando-se do derby que mais rivalidade acende. Perguntamo-nos a quem atribuir responsabilidades caso uma bala de borracha acidentalmente acerte em alguém tendo consequências mais gravosas, como cegueira parcial ou permanente? Será que é para isto que serve a tal Lei 16/2004?
A rever…

sábado, setembro 10, 2005

Novo cachecol à venda


Preço único: 8 euros
Mais informações: brigadasporting@portugalmail.pt

domingo, setembro 04, 2005

Memórias: Vitor Damas

A 8 de Outubro de 1947, nasce aquele que viria a ser o melhor guardião português de todos os tempos. Vítor Damas é um nome incontornável da história do Sporting. Nasceu em Lisboa e chegou a Alvalade aos 14 anos.
Por influência de Vasques e Travassos, seus ídolos, Damas sonhava ser avançado, mas devido à sua altura foi “empurrado” para a baliza.
“Quando entrei no rectângulo o estádio parecia um mundo.” Foi com esta frase que Damas descreveu o seu primeiro grande jogo, ainda juvenil, contra o Benfica. “Veio o primeiro remate e saltei à gato para recolher o esférico, mas passou-me por baixo da barriga. Felizmente que a bola embateu no poste e ressaltou para fora.” O resultado final foi de 2-0 para os encarnados e Vitor não ignorou o facto: “Saí debulhado em lágrimas, sentindo o peso do fracasso, para mim de dimensões imensuráveis.”
O primeiro jogo na 1ª divisão foi em 1968 contra o Guimarães, perdido também por 2-0. Apesar disso, quando faltavam seis jornadas para o final do Campeonato tornou-se titular indiscutível.
Passou pelo Santander, Guimarães e voltou depois a Alvalade, não conseguindo, apesar disso, ser campeão nacional.
Em 1984 integrou o grupo que se classificou em terceiro lugar no Europeu de França. Dois anos depois, despediu-se da selecção, após o Mundial do México 86.
Um autêntico leão na baliza, realizou o seu último jogo com 41 anos de idade, a 27 de Novembro de 1988, em Viseu. Sofreu dois golos mas o jogo acabou empatado.
Envergou a camisola do Sporting por 743 vezes, marca até hoje ainda inultrapassada, tendo também passado pelo banco de treinador em Alvalade, das equipas A e B.
Faleceu dia 13 de Setembro de 2003, vítima de doença prolongada enlutando o início da época futebolística nacional.