sexta-feira, dezembro 24, 2004

BRIGADA

A criação deste blog serve exclusivamente o propósito de veicular informações respeitantes ao grupo e será o único meio de comunicação por nós utilizado. Demarcamo-nos desde já de qualquer opinião/informação expressa noutro local que não este blog, nomeadamente através do mIRC ou de fóruns relacionados com o mundo ultra.

A Brigada surgiu como grupo independente no passado mês de Novembro e é constituído na sua totalidade por ex-membros da Torcida Verde.
Ao fim de vários anos de dedicação àquela claque, durante os quais tudo fizemos para prestigiar o bom-nome da mesma, atingimos, face à situação actual, um ponto de ruptura. Os motivos da nossa saída relacionam-se com o rumo definido pela actual direcção (?), no que toca a coreografias e deslocações e, com a constante (des)organização interna que culmina na centralização do poder de tomada de decisões. O factor que determinou o despoletar destes acontecimentos foi a participação da Torcida Verde na elaboração da Lei n.º 16/2004 de 11 de Maio que aprova medidas preventivas e punitivas a adoptar em caso e manifestação de violência associadas ao desporto e, que define que os “grupos organizados (…) devem estar registados como tal no CNVD (…) e devem possuir um registo organizado e actualizado dos seus filiados”. A Torcida Verde foi também a primeira associação a registar-se no referido CNVD. Consideramos que esta posição em nada se coaduna com a imagem de inconformismo sempre associada àquele grupo. Dizemos NÃO à entrega dos ultras ao sistema!
A Brigada define-se, então, como um grupo de amigos com paixão pelo mundo ultra e com um amor eterno ao Sporting Clube de Portugal.
Após se confirmar a saída da Torcida assumimo-nos como um grupo autónomo, não tendo, nem querendo qualquer apoio por parte do Sporting. Apesar do nosso número reduzido, tudo faremos para apoiar o nosso clube quer no Alvalade XXI, quer fora de casa, sempre que isso seja possível.
Saudações Sportinguistas