quarta-feira, julho 01, 2009

A CHUVA DAS PEDRAS EM ALCOCHETE

Sexta Feira, dia 26 de Junho a equipa principal do grande SPORTING deu início à temporada de 2009/2010 com a habitual concentração em Alcochete para testes médicos. A Brigada deu início à sua época no dia seguinte, tendo alguns elementos rumado a Alcochete para assistir ao jogo que iria definir o título de campeão de júniores. O jogo entre o grande SPORTING e o benfica teve lugar na nossa Academia. Era para ser um jogo em que para a história ficava apenas o resultado e a festa do título, contudo não foi isso que aconteceu. Já o jogo decorria e foram chegando aos portões da academia pequenos grupos de benfiquistas que se foram concentrando na zona da entrada. O problema foi que o número de polícias para fazer a habitual escolta e guarda dos artistas era manifestamente insuficiente, principalmente se tivermos em conta as características do complexo: acesso difícil e único até aos portões, por uma estrada estreita de 1,5 Km de comprimento. Logo aqui o dispositivo policial devia ter outra envergadura, mesmo se tivermos em conta que eles eram apenas cerca de 50 elementos. Ora o triste espectáculo que se seguiu começou com a entrada mal calculada destes elementos, por volta dos 15 minutos de jogo, que com o barulho chamaram a atenção dos ultras do Sporting, que desceram das bancadas e foram recebê-los com igual carinho e amor, respondendo às pedradas que vinham de fora para dentro da Academia. Os adeptos benfiquistas foram sendo (mal) conduzidos por uma das portas laterais para o interior, tendo a polícia permitido que passassem mesmo por trás da central onde se encontravam os adeptos do Sporting, que com as agressões de areia e pedras foram obrigados a invadir o relvado.


Após a invasão, o jogo foi interrompido para não mais recomeçar. Os adeptos do benfica foram concentrados atrás de uma das balizas e a saraivada de pedras continuou, de fora para dentro do relvado e também no sentido inverso, com o presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, a ser obrigado a vir também ele para o relvado acalmar os ânimos. Atitude louvável e de coragem, não sei se muitos seriam capazes do mesmo.. Acresce aqui que a Brigada repudia este tipo de acontecimentos, mas neste caso foi obrigada a participar. Se na sequência disto não houver atribuição do título de júniores, temos pena. Não aceitamos é jogar fora da nossa casa, devido a um problema que não fomos nós que criámos, embora o Sporting tenha que reflectir sobre o que se passou na Academia e as condições para a realização de determinados jogos. A polícia, ou quem organizou o dispositivo, foram infelizes nas contas que realizaram e o director desportivo do benfica tem de ter cuidado com os disparates que diz, porque o recinto era seguro até à chegada da comitiva vermelha que ele tentou proteger com as palavras da parva entrevista que deu no final dos acontecimentos.

Queremos aproveitar para dar os parabéns à curva SPORTING que independentemente do grupo a que pertencem, quando se trata de defender o nosso clube, mostramos que todos juntos somos imbatíveis. UNIDOS PARA VENCER