segunda-feira, fevereiro 26, 2007
Boletim Informativo
sábado, fevereiro 24, 2007
SPORTING - Desp. Aves
Noite de tifo para a Brigada, que por pouco não o era. O facto de o jogo se disputar num dia de semana às 20h30 fez com que muitos elementos chegassem em cima da hora do início da partida, dificultando assim a organização da coreografia. Com bastante esforço conseguimos erguer 14 estandartes com as letras que perfaziam a frase FORÇA SPORTING, enviando uma mensagem de ânimo à equipa.
Uma palavra de apreço à Força Avense pela exibição da frase "O futebol é do "povo", façam-no para ele! Não ao futebol moderno!". Independentemente da côr clubística que cada grupo defende, estas iniciativas são sempre de louvar, uma vez que dizem respeito a uma luta colectiva de todos os ultras. Jornadas de sexta a segunda, preços elevados dos bilhetes, interesses televisivos sobrepostos aos interesses desportivos são fenómenos já habituais no nosso futebol e cabe-nos a nós, como ultras, ser a última frente de resistência à globalização e mercatilização do mesmo.
Para terminar, lembramos que já está definida a hora do jogo frente à Académica, a contar para a Taça de Portugal. A partida terá lugar às 21h00 e os bilhetes estão a um preço relativamente acessível, pelo que esperamos que o momento menos bom da equipa no campeonato não se reflicta num estádio vazio na próxima quarta-feira. Comparece e apoia o teu clube!
segunda-feira, fevereiro 19, 2007
Paços de Ferreira 1 - Sporting 1
O trajecto até Paços foi alegremente atribulado, permitindo-nos um passeio inesquecível no Minho, com uma previlegiada visão nocturna do mesmo. Após 40 Km de muitas curvas e algumas portagens eis-nos de volta ao rumo certo, tendo chegado à Capital do Móvel por volta das 20h15. Ainda bem a tempo, felizmente, de erguer os nossos estandartes e apoiar o grande Sporting.
O jogo foi de azar para a nossa equipa, que apesar de dominar durante quase todo o encontro, não foi capaz de levar a água ao seu moinho e permitiu o empate no único lance de perigo da equipa adversária em todo a partida. A infelicidade continuou, quando perto do final Liedson e Alecsandro falharam dois golos "certos". Perdemos dois pontos, mas a equipa mostrou carácter.
O próximo jogo disputa-se em Alvalade, já na sexta-feira, por volta das 20h30, contra o Desportivo das Aves. COMPARECE!
terça-feira, fevereiro 13, 2007
Sorteio da Taça de Portugal
sábado, fevereiro 10, 2007
Pinhalnovense 0 - Sporting 6
Relativamente à Curva Sporting, houve uma divisão dos grupos, cabendo à BRIGADA situar-se junto ao topo sul do estádio, acompanhando os cânticos e erguendo os seus estandartes e bandeiras.
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
Entrevista à revista Claques de Portugal
"Quando foi fundada Brigada? A Brigada surgiu no dia 12 de Setembro de 2004 no jogo Vitória – Sporting.
Como estão organizados? Apesar do grupo ter uma dimensão reduzida a questão da organização é sempre pertinente, pois permite criar uma dinâmica de grupo que facilita a logística do mesmo, em termos de deslocações, material, apoio, etc… Existe um núcleo “mais activo” composto por 6/7 pessoas que têm a seu cargo uma função especifica e são responsáveis pelo cumprimento de determinadas tarefas.
Como são as vossas relações com o clube, jogadores e outros grupos do Sporting? Não temos nenhuma relação oficial com o Sporting, apenas boas relações a nível da Secção de Futsal. Relativamente aos outros grupos, as relações são inexistentes. Tal como nós, cada grupo tem a sua forma particular de apoiar o clube e isso tem de ser respeitado. O que interessa é apoiar o Sporting e neste caso, o todo é mais importante que a soma das partes.
Quais são as vossas amizades? Não temos nenhuma amizade oficial, mas mantemos boas relações e amizades pontuais com alguns grupos.
Que opinião têm sobre a lei 16/2004? É uma lei que se vem sobrepor a outras já vigentes e que regulam a presença de espectadores nos estádios. Para alem disso, na Lei existem certas alíneas que para nos não fazem qualquer sentido, nomeadamente, o “cadastro” no CNVD. Alem disto, a Lei regula quer os membros dos GOA’s (Grupos Organizados de Adeptos) quer as entidades que regulam o espectáculo, sendo que existem alíneas na dita lei que não são, claramente cumpridas pelos clubes. Supostamente, a entidade devia promover um espectáculo para aumentar a adesão de famílias. Só nos perguntamos quais são as famílias que têm capacidade de pagar 30 e 40 euros por pessoa para assistir a um jogo de futebol…
E sobre a violência nas bancadas? É um fenómeno com o qual não nos identificamos. Apenas existimos para apoiar o Sporting.
Qual a vossa opinião sobre a influencia da Internet no mundo ultra? A Internet tem a vantagem de ser uma forma rápida e eficaz de mostrar a forma de ser e de actuar de um grupo. Através de um “clic”, rapidamente temos acesso a fotos, vídeos, etc., que retratam o que se passou em determinada curva em certo jogo. MAS m termos de vantagens, acaba por aí.Infelizmente a Internet é a fonte de muitos problemas que afectam o mundo ultra actual, em Portugal e noutros países. Como bem disseram os tifosi do Inter: “Internet – a vergonha dos ultras”. Como na “net” cada um é o que quer (até pode ser 1,2,3 e 4 pessoas ao mesmo tempo) surgem muitas vezes, na forma de comentários em fóruns e blogs, provocações e malentendidos que por vezes se transpõem para a realidade e afectam a imagem dos grupos. Por isso mesmo é que na Brigada, desde o inicio, fizemos questão em afirmar que tudo o que diz respeito ao grupo é publicado no www.brigada2004.blogspot.com. Os comentários mal intencionados não fazem parte da nossa forma de estar e não nos identificamos com esse tipo de atitudes cobardes."
Poderão lê-la na íntegra em: http://claquesportugalentrevistas.blogspot.com/2007/02/entrevista-brigada-us.html.
domingo, fevereiro 04, 2007
Sporting 5 - Nacional 1
Após se ver em desvantagem durante grande parte do encontro, os "verde-e-brancos" conseguiram dar a volta ao resultado, acabando por vencer com um expressivo, mas algo enganador, 5-1. O grande motor desta reviravolta foi o uruguaio Carlos Bueno, inesperado reforço de Inverno.
No que se refere à Curva Sporting teve os seus momentos menos bons, mas foi fundamental a empurrar a equipa para a frente após o golo do empate. Aliás, mais do que Curva Sporting, neste jogo assistiu-se a algo que apesar de não ser inédito, escassa em acontecer, que foi o facto de todo o estádio cantar em uníssono, apoiando a equipa a uma só voz. É pena que estas situações só se verifiquem quando as coisas começam a correr de feição, pois é precisamente nos momentos mais difíceis que mais falta fazem.
Da parte da Brigada existiu a animação possível, tendo em conta o sector em que nos localizamos, sempre com os nossos estandartes e bandeiras a dar algum colorido àquela zona do estádio.
No próximo sábado o Sporting desloca-se ao Barreiro, para defrontar o Pinhalnovense, em jogo a contar para a eliminatória da Taça de Portugal.